Portal da Prefeitura Municipal de Ibotirama - Institucional

Institucional

  • Administração Direta

    SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
    endereço
    Praça Ives de Oliveira, nº 78 - Centro
    horários de atendimento
    Segunda a Sexta | 08h às 12h das 14h às 18h
    competência
    I - acompanhar e coordenar as atividades das demais Secretarias, expedindo orientações e normas quando necessários; II ? acompanhar todas as etapas da elaboração do Plano Plurianual- PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e da Lei Orçamentária Anual - LOA em articulação com as demais Secretarias; III ? propor ao chefe do poder executivo, quando necessário a designação, nomeação, dispensa e exoneração de pessoal para cargos em comissão, na forma da legislação vigente; IV ? solicitar ao chefe do poder executivo, quando necessário a contratação de pessoal ou serviço técnico especializado, na forma da legislação vigente; V ? coordenar e sistematizar a produção de informações para a ação governamental; VI ? conduzir os processos de captação de recursos externos para as ações estratégicas; VII ? preparar, registar e publicar matérias sobre as ações e realizações do Poder Executivo; VIII - organizar, numerar e manter sob a sua guarda e responsabilidade os originais de Leis, Decretos, Portarias, Contratos e demais atos emanados do chefe do Poder Executivo ou órgãos da administração municipal; IX ? exercer outras atividades técnicas e operacionais delegadas pelo chefe do poder executivo municipal.
    cargos e responsáveis
    Fábio Kádis Gomes de Souza - Secretário
    Noelson Almeida Mota - Secretário de Gabinete
    Juarez Palmeira de Jesus - Assessor de Gabinete
    Nyltton Cezar Novais Rego - Assessor de Planejamento e Projetos
    Jose Carlos Santos Dias - Chefe da Divisão de Planejamento e Execução Orçamentária
    Wesley Gabriel Chaves de Souza - Diretor da Divisão de Informação Oficial
    Claudiane Almeida Moura - Chefe da Divisão de Tecnologia e Processamento de Dados
    Givanildo de Souza Silva - Diretor de Eventos Esportivos e Recreativos
    contatos
    Telefone: (77)3698-1108
    E-mail:
    SECRETARIA MUNICIPAL DE RELAÇÕES POLÍTICAS E INSTITUCIONAIS
    endereço
    Praça Ives de Oliveira, 78 - Centro.
    horários de atendimento
    Segunda a Sexta | 08h às 12h das 14h às 18h
    competência
    I - Compete ao Secretário Municipal de Relações Políticas e Institucionais, assistir direta e imediatamente ao Prefeito Municipal no empenho de suas atribuições, e em especial: a) na condução do relacionamento do Governo Municipal com a Câmara Municipal e os partidos políticos; b) na condução do relacionamento político-administrativo com os munícipes e órgãos da administração direta; b) na interlocução com os demais Municípios, bem como com os Governos Estadual e Federal, e outros entes de natureza pública ou privada; c) na articulação com a sociedade civil organizada municipal, estadual e federal, para o fomento do Município; d) na organização do expediente do Gabinete do Prefeito; e) na elaboração e expedição de correspondências do Gabinete do Prefeito;
    cargos e responsáveis
    Manoel Evangelista Cunha - Secretário
    Nelson Mendes dos Santos - Chefe de Defesa Civil
    Marcelo do Nascimento Oliveira - Chefe de Serviço de Identificação
    Rita Souza Silva Teixeira - Coordenadora da Junta do Serviço Militar
    contatos
    Telefone: (77) 3698-1108
    E-mail:
    SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
    endereço
    Praça Ives de Oliveira, nº 78 - Centro
    horários de atendimento
    Segunda a Sexta | 08h às 12h das 14h às 18h
    competência
    I - executar atividades relativas ao recrutamento, a seleção, ao treinamento, aos controles funcionais, aos exames de saúde dos servidores e aos demais assuntos de pessoal; II - promover a realização de licitações para obras e serviços necessários às atividades da Prefeitura, juntamente com a colaboração da Procuradoria Geral; III - executar atividades relativas à padronização, aquisição, guarda, distribuição e controle de material utilizado na Prefeitura; IV - executar atividades relativas ao tombamento, registro, inventário, proteção e conservação dos bens móveis e semoventes; V - receber, distribuir, controlar os andamentos e arquivar os papéis da Prefeitura; VI - conservar, interna e externamente, o prédio da Prefeitura, móveis e instalações; VII - manter a frota de veículos e equipamentos de uso geral da Administração, bem como sua guarda e conservação. VIII - executar a política fiscal do Município; IX - elaborar, em colaboração com os demais órgãos da Prefeitura, a proposta orçamentária anual e a do orçamento plurianual de investimentos, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Governo Municipal; X - acompanhar e controlar a execução orçamentária; XI - cadastrar, lançar e arrecadar as receitas municipais e fazer a fiscalização tributária; XII - receber, pagar, guardar e movimentar os dinheiros e outros valores do Município; XIII - processar a despesa e manter o registro e os controles contábeis da administração financeira, orçamentária e patrimonial do Município; XIV - preparar os balancetes, bem como o balanço geral e as prestações de contas de recursos transferidos para o município por outras esferas de governo; XV - fiscalizar e fazer a tomada de contas dos órgãos de administração centralizada encarregados da movimentação de dinheiros e outros valores; XVI - assinar cheques conjuntamente com o prefeito.
    cargos e responsáveis
    Leôncio de Oliveira Melo Júnior - Secretário
    Fernando Mendonca De Brito ? Tesoureiro
    Jose Antônio Pereira Sousa - Coordenador de Licitações, Contratos, Compras e Almoxarifado.
    Franciel Oliveira Mineiro - Assessor de Imprensa
    Marcelo Tadeu Botelho de Brito - Assessor de Comunicação
    Anderson de Carvalho Lima - Chefe da Divisão de Pessoal
    Pedro Gilvan de Oliveira Queiroz - Chefe do Serviço de Patrimônio e Vigilância
    Rafael Quinteiro da Silva - Coordenador de Tecnologia da Informação e Processamento de Dados
    contatos
    Telefone: (77)3698-1108
    E-mail:
    SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
    endereço
    Rua Pedro Carneiro, 428, Centro
    horários de atendimento
    Segunda a Sexta | 08h às 12h das 14h às 18h
    competência
    I - Elaborar os planos municipais de educação de longa e curta duração, em consonância com normas e critérios do planejamento nacional da educação e dos planos estaduais; II - executar convênios com o Estado no sentido de definir uma política de ação na prestação do ensino Fundamental e Educação Infantil, tornando mais eficaz a aplicação dos recursos públicos destinados à educação; III - realizar, anualmente, o levantamento da população em idade escolar, procedendo a sua chamada para matrícula; IV - manter a rede escolar que atenda preferencialmente às zonas rurais, sobretudo, aquelas de baixa densidade demográfica ou de difícil acesso; V - promover campanha junto à comunidade no sentido de incentivar a frequência dos alunos à escola; VI - criar meios adequados para a radicação de professores na zona rural ou, ainda, para dar-lhes as necessárias condições de trabalho; VII - propor a localização das escolas municipais através de adequado planejamento, evitando a dispersão de recursos; VIII - realizar serviços de assistência educacional destinados a garantir o cumprimento da obrigatoriedade escolar; IX - desenvolver programas de orientação pedagógica, objetivando aperfeiçoar o professorado municipal dentro das diversas especialidades, buscando aprimorar a qualidade de ensino; X - promover a orientação educacional através do aconselhamento vocacional, em cooperação com os professores, a família e a comunidade; XI - desenvolver programas no campo do ensino supletivo em cursos de alfabetização e de treinamento profissional, de acordo com as necessidades locais de mão-de-obra; XII - combater a evasão, a repetência e todas as causas de baixo rendimento dos alunos, através de medidas de aperfeiçoamento ao ensino e de assistência ao aluno; XIII - adotar um calendário escolar para as diferentes unidades que compõem a rede escolar do Município, levando em conta fatores de ordem climática e econômica; XIV - executar programas que objetivem elevar o nível de preparação dos professores e de sua remuneração, integrando-se com os programas de desenvolvimento de recursos humanos de responsabilidade do Estado e da União;
    cargos e responsáveis
    Edcarlos Almeida de Queiroz - Secretário
    Vilma Gomes Dos Santos - Coordenadora da Educação Básica
    Ailane de Queiroz Romeiro - Coordenadora de Educação Especial
    Rosely Pereira da Silva - Coordenador Administrativo e Financeiro da Educação
    Jefferson da Silva Bastos - Diretora de Projetos Educacionais
    Felipe Souza Abreu - Coordenador Educacional de Tecnologia, Informação e Estatística.
    contatos
    Telefone: (77)3698-1108
    E-mail:
    SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
    endereço
    Rua Pedro Carneiro, 428, Centro
    horários de atendimento
    Segunda a Sexta | 08h às 12h das 14h às 18h
    competência
    I - coordenar a implantação da política municipal de cultura, tendo como princípios a democratização, universalização, equidade e integralidade, visando a formação de cidadãos e cidadãs portadores de consciência social, crítica, solidária e democrática. II - definir e implementar as políticas municipais de cultura, em consonância com as diretrizes estabelecidas no plano de governo, na legislação municipal, estadual e federal pertinente e observando ainda, as orientações e as deliberações do Conselho Municipal de Cultura; III - definir e implementar as políticas de cultura, para democratizar o acesso aos bens culturais do Município; IV - estabelecer políticas de preservação e valorização do Patrimônio Cultural; V - coordenar a realização de projetos, eventos, atividades e expressões de cunho artístico - cultural; VI - propor e gerenciar convênios com instituições públicas ou privadas consoante os objetivos que definem as políticas de cultura; VII - coordenar outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos.
    cargos e responsáveis
    Abgail da Rocha Montalvão Pereira - Secretária
    Aloisio de Figueiredo - Assessor de Gabinete
    Gerri Rodrigues Cunha - Coordenador de Cultura
    Diego Santos Quinteiro - Diretor de Eventos e Programas Culturais
    Júlio Cesar dos Santos Delfino - Diretor do Espaço Cultural
    contatos
    Telefone: (77)3698-1108
    E-mail:
    SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E URBANISMO
    endereço
    Rua Professora Francisca Morais de Assis, S/N
    horários de atendimento
    Segunda a Sexta | 08h às 12h das 14h às 18h
    competência
    I - Executar atividades concernentes à construção e conservação de obras públicas municipais e instalações para a prestação de serviços a comunidade; II - executar atividades concernentes à elaboração de projetos e obras públicas municipais e aos respectivos orçamentos; III - promover a construção, pavimentação e conservação de estradas, caminhos, municipais e vias urbanas; IV - promover a execução de trabalhos topográficos indispensáveis ás obras e serviços a cargo da Prefeitura; V - manter atualizada a planta cadastral do Município; VI - fiscalizar o cumprimento das normas referentes às construções particulares; VII - fiscalizar o cumprimento das normas referente zoneamento e loteamento; VIII - fiscalizar o cumprimento das normas referentes a posturas municipais; IX - promover a construção de parques, jardins públicos, tendo em vista a estética urbana e a preservação do ambiente natural; X - manter a frota de veículos, máquinas e equipamentos de uso específico sob sua responsabilidade, bem como sua guarda e manutenção.
    cargos e responsáveis
    Silvano Santos de Almeida - Secretário
    Dalmar Lula Silva - Assessor de Gabinete
    Juarez Amorim Costa - Chefe de Serviço de Limpeza e Iluminação Pública.
    Jose Evangelista Borges Araújo - Diretor de Controle do Uso do Solo, Mercado Municipal e Feira Livre.
    Leidimar Lopes Dos Santos - Chefe de Serviço de Manutenção de Poços Artesianos
    Ricardo Augusto Da Silva - Serviço de Transporte, Estradas e Rodagens.
    Olavo Vicente dos Santos Filho - Diretor De Obras.
    Antonio Santos da Silva - Diretor de Terminal Rodoviário.
    Rosenor Santos Silva - Supervisor de Serviços
    contatos
    Telefone: (77)3698-1699
    E-mail:
    SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
    endereço
    Praça Ives de Oliveira, nº 78 - Centro
    horários de atendimento
    Segunda a Sexta | 08h às 12h das 14h às 18h
    competência
    I. Propor e implementar políticas públicas de gestão e promoção da saúde no município, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde. II. Gerir o Sistema Único de Saúde no âmbito municipal. III. Promover o acesso universal da população às ações e serviços de Atenção e Vigilância em Saúde, observando os princípios estruturantes do SUS. IV. Estabelecer, em conjunto com a Câmara Municipal de Vereadores, a agenda para a realização das audiências públicas previstas em lei. V. Articular-se e participar dos órgãos de controle social. VI. Articular-se com órgãos e entidades integrantes e complementares do Sistema Único de Saúde, com vistas à melhor realização dos seus objetivos. VII. Assessorar o Prefeito nos assuntos relativos à sua área de atuação. VIII. Gerir o Fundo Municipal de Saúde. IX. Promover o processo sistemático de planejar e normatizar a estrutura da organização. X. Trabalhar em parceria com as demais Secretarias. XI. Avaliar e zelar pelos bens públicos municipais disponibilizados à Secretaria Municipal de Saúde. XII. Gerir a logística de suprimentos e o sistema de transporte oficial disponibilizados à Secretaria Municipal de Saúde. XIII. Zelar pela gestão documental institucional. XIV. Implementar o Sistema de Protocolo oficial da Secretaria Municipal de Saúde. XV. Assinar documentos, legislações e normas de competência da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Prefeito ou com outros Secretários, conforme a legislação. XVI. Gerir o processo de programação e orçamentação anual da Secretaria Municipal de Saúde e os Planos de Aplicação Financeira trimestral e anual. XVII. Firmar acordos, contratos e convênios. XVIII. Propor, aprovar e encaminhar melhorias da qualidade dos ambientes de trabalho do servidor.
    cargos e responsáveis
    Ademilton Mendonça Santos ? Secretário
    Daiane Viana de Souza dos Santos - Assessor de Gabinete
    Raul Estrela Machado - Assessor Jurídico
    Paulo Abreu de Souza - Assessor de Comunicação
    Euler Cristiano Mendonca Mineiro - Coordenador de Atenção a Saúde
    Neylon Nichelle Pereira de Sá Teles - Coordenador do Fundo Municipal de Saúde e Logística.
    Cinara Farias Bastos - Coordenador de Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria.
    Ivana B. Carinhanha De Souza - Coordenadora de Planej. Inf. de Gestão do Trab. e Ed. na Saúde.
    Eduardo Fernandes De Souza Filho - Diretor de Atenção Básica.
    Rosilene de Souza Sodré - Diretor de Atenção Especializada.
    Sueide Pereira dos Santos - Diretor de Gestão de Trabalho e Educação na Saúde.
    Talita Portela De Miranda - Diretor de Controle, Avaliação e Auditoria.
    Edson Miranda de Almeida - Diretor de Apoio Logístico, Abastecimento e de Programação.
    Renan Santos Silva - Diretor de Tratamento de Dados e Informações em Saúde.
    Vital Alves de Almeida Junior - Diretor Administrativo e Financeiro
    Veronica Lopes De Magalhaes - Diretor De Regulação
    Joselito Pereira Dos Santos - Chefe de Serviço de Controle Patrimonial e Serviços Gerais.
    Carlos Roberto de Souza Luna - Chefe de Serviço de Controle, Armaz. Logística e Transporte.
    Deildo Silva Lopes Almeida - Chefe de Serviço de Compras e Abastecimento.
    Diego Souza de Medeiros - Chefe de Serviço de Contabilidade.
    Iramar da Silva Andrade - Chefe de Serviço de Obras e Manutenção Predial.
    Joelma Alves da Cruz - Chefe de Serviço de Regulação de Consultas e Exames.
    contatos
    Telefone: (77)3698-1108 ou (77)3698-1126
    E-mail:
    SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE, RECURSOS HÍDRICOS, INDÚSTRIA, COMÉRCIO, ABASTECI
    endereço
    Rua Lomanto Júnior, 301 ? Centro
    horários de atendimento
    Segunda a Sexta | 08h às 12h das 14h às 18h
    competência
    I - Dinamizar e expandir a economia possibilitando a criação de novas oportunidades de trabalho, de forma a ampliar o mercado interno e reduzir o nível de pobreza absoluta, além do êxodo rural e a pressão populacional sobre as áreas urbanas; II - aumentar o acesso aos benefícios sociais, atendendo aos princípios de justiça social e aos direitos de cidadania do trabalhador rural; III - promover a realização de programas de fomento à agropecuárias, indústria, comércio e todas as atividades de organização voltadas para as atividades de economia rural; IV- incentivar e orientar a formação de associações, cooperativas e outras modalidades de organização voltadas para as atividades econômicas; V- promover a articulação com diferentes órgãos, tanto no âmbito governamental como na iniciativa privada, visando ao aproveitamento de incentivos e recursos para a economia rural do Município. VI - conservar e manter os parques, praças e jardins do município e promover a arborização dos logradouros públicos; VII - manter e zelar pelas atividades relativas ao viveiro municipal; VIII - manter o equilíbrio ambiental do município, executando o combate à poluição, a degradação dos ecossistemas e dos Recursos Hídricos; IX - executar as atividades de educação ambiental no município, em parceria com outras instituições; X- articular-se com os órgãos estaduais, regionais e federais competentes e, quando for o caso, com outros municípios, objetivando a solução de problemas comuns relativos à proteção ambiental e dos Recursos Hídricos; XI - controlar e fiscalizar as atividades causadoras efetivas ou potenciais de alterações do meio ambiente e dos Recursos Hídricos; XII - participar de estudos relativos a zoneamento e ao uso e ocupação do solo visando assegurar a proteção ambiental; XIII - exigir o cumprimento da legislação de proteção ambiental e dos Recursos Hídricos do município, do estado e da União, nas licenças de parcelamento, loteamento e localização; XIV - estabelecer áreas em que a ação da prefeitura, relativa à qualidade ambiental e dos Recursos Hídricos, deva ser prioritária; XV - dar parecer na expedição de alvarás de licença para localização e funcionamento de unidades produtoras, e potencialmente poluidora ou degradadoras do meio ambiente e dos Recursos Hídricos; XVI - fomentar o desenvolvimento da indústria, do Comércio, dos serviços e do turismo, no âmbito do Município de Ibotirama, adotando para tanto, todas as medidas pertinentes a esse objetivo por intermédio dos departamentos de sua estrutura; XVII - estabelecer diretrizes e coordenar os programas e projetos relativos a microlocalização de empreendimentos industriais, comerciais, de serviços e do turismo, no âmbito da competência da administração municipal; XVIII - estabelecer as prioridades para realização de investimentos públicos, nos setores das atividades industriais, comerciais, de serviços e do turismo; XIX - coordenar, no âmbito de sua competência, e em articulação com os demais órgãos de planejamento do município, a elaboração de pesquisas, planos, programas e projetos, voltados para o atendimento das necessidades da indústria, do comércio e do turismo; XX - desenvolver novas parcerias comerciais e industriais, gerando novas oportunidades de negócios e melhorando a distribuição de renda no Município; XXI ? viabilizar em articulação com os demais órgãos estaduais, municipais e iniciativa privada, capacitação técnica gerencial de agentes de desenvolvimento, de maneira especial aos micros e pequenos empreendedores.
    cargos e responsáveis
    José Rodrigues da Silva - Secretário
    Aline Rodrigues Soares - Chefe da Divisão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
    Ana Paula Almeida Farias - Chefe da Divisão de Planejamento e Assistência Técnica
    Ana Paula Rodrigues Lima da Silva - Diretor da Divisão de Política Comercial
    Celso Guedes dos Santos - Diretor de Promoção de Atividades Econômicas e Sustentáveis
    Janete Alves Rodrigues Santos - Diretor da Divisão de Fomento à Indústria.
    Joaquim Miguel Da Silva - Chefe do Serviço de Parques e Jardins.
    Marcos Costa de Oliveira - Diretor da Divisão de Comércio e Turismo
    Reginaldo Miranda De Almeida - Diretor do Sistema de Inspeção Municipal
    Vilson Carlos Teixeira De Carvalho - Diretor de Elaboração de Projetos Urbanísticos, Paisagísticos e Obras.
    contatos
    Telefone: (77)3698-1108
    E-mail:
    SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À POBREZA
    endereço
    Praça Ives de Oliveira, 100 ? Centro
    horários de atendimento
    Segunda a Sexta | 08h às 12h das 14h às 18h
    competência
    Noélio José do Nascimento ? Secretário. Eliane Rodrigues dos Santos Palmeira - Assessor de Gabinete. Gisleane Dourado Maia - Diretor Administrativo e Financeiro. Michelle Aline Rocha Passos - Chefe de Divisão da Rede Socioassistencial Privada do SUAS. Eliana Rosa de Almeida Alexandre - Chefe de Divisão da Gestão do SUAS. Erika Nunes Santos - Coordenador de Programas Sociais e Transferência de Renda. Maria Sirley Ferreira De Jesus Correa - Chefe de Divisão de Benefícios Assistenciais Erika Nailla Moura Dantas - Supervisor de Serviços Assistenciais. Vanieire da Mata Nascimento - Chefe de Divisão de Proteção Social Básica. Simone Miranda Dos Santos De Vasconcelos - Chefe de Divisão de Proteção Social Especial. Aline do Vale do Amaral - Supervisor de Serviços Assistenciais. Claudia do Vale - Supervisor de Serviços Assistenciais Erika Nailla Moura Dantas - Supervisor de Serviços Assistenciais Joseli Barbosa Almeida - Supervisor de Serviços Assistenciais Karina de Souza Braga - Coordenadora de Habitação Ronilson Barbosa Chagas - Coordenador de Programas e Projetos Socioeducativo voltados para a Criança e Adolescente.
    cargos e responsáveis
    I - Assessorar o Prefeito no planejamento, coordenação, execução e controle das atividades de assistência social do Município;
    II - Elaborar e propor a política municipal de assistência social, em colaboração com o Conselho Municipal de Assistência Social;
    III - Elaborar os planos municipais de Assistência Social de longa e curta duração em consonância com Lei Municipal em vigor, as normas da Lei Federal nº 8.742 ? LOAS ? Lei Orgânica de Assistência Social, a Política Nacional de Assistência Social ? PNAS e a NOB/SUAS;
    IV - Gerir os atos administrativos e as ações atinentes à Assistência Social do Município, atuando e desenvolvendo suas funções administrativas em consonância com as leis.
    V - Priorizar as ações da Secretaria de Assistência Social para que sejam norteadas como consignadora dos direitos da cidadania social, traduzindo de forma clara e
    objetiva a forma participativa que todo cidadão deve ter na formulação das políticas de ações sociais desenvolvidas pela Secretaria, no âmbito do Município.
    VI - Elaborar, coordenar e executar programas federais da Assistência Social e projetos nos que se refere às leis.
    VII - Executar a política de assistência social do município, nos termos da Norma Operacional Básica NOB/SUAS;
    VIII - Promover a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
    IX - Promover o amparo às crianças e aos adolescentes.
    X - Estimular a promoção da integração ao mercado de trabalho.
    XI ? Proporcionar ações que visam a habilitação de pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
    XII - Promover cursos de capacitação profissionalizantes em parceria com Entidades Públicas e Privadas, bem como fornecer identificação ao cidadão que necessita deste serviço.
    XIII - Coordenar ações que visa o bom desempenho das Entidades Sociais/Associações.
    XIV - Conceder o apoio necessário para o bom funcionamento dos Conselhos Municipais de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, do Conselho Tutelar e outros correlatos;
    XV ? Acompanhar a implementação de Programas Habitacionais no município, selecionar beneficiários e desenvolver Projetos Técnicos Sociais nos Empreendimentos;
    XVI - Executar outras atividades correlatas.
    contatos
    Telefone: (77)3698-1108
    E-mail:


Última atualização: 18/08/2019 08:51